Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática

Profissional que domina neurociência, domina a educação: saiba exatamente o que fazer para gerenciar a indisciplina, despertar a atenção e potencializar o aprendizado dos estudantes.

Horas
Min
Seg

Recupere a motivação e ganhe reconhecimento no seu trabalho por meio de soluções que funcionam na prática, mesmo com turmas desafiadoras e recursos limitados.

Certificado de 400h/aula reconhecido pelo MEC

Emitido a partir de 4 meses de conclusão do curso.

TCC não obrigatório.

A mais recente especialização em Neurociência e Educação:

adequada à realidade das escolas brasileiras e com módulos voltados exclusivamente para a prática.

Menos cansaço, mais confiança e valorização

Para quem é a Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática?

Professoras e pedagogas de escolas públicas e privadas

Colaboradores e gestores da educação básica

Profissionais da Saúde que atuam com desenvolvimento cognitivo e aprendizagem

Pais, Mães e Responsáveis de crianças e adolescentes em idade escolar

A Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática é para quem:

Os desafios enfrentados diariamente em todas as salas de aula do mundo pedem novas habilidades profissionais

Seja uma profissional certificada e confiante para atender às atuais demandas da educação e da sociedade.

Doutores, mestres, especialistas e professoras bem-sucedidas em chão de sala de aula

Corpo Docente da Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática

Clarissa Pereira

Mestra em Educação (UFRGS), Especialista em Alfabetização e Letramento, Coordenadora da Pós-Graduação em Alfabetização na Prática e Fundadora da Escola Protagonista. Passou pela Educação Infantil, Anos Iniciais e EJA no Brasil e no Panamá. É co-autora do livro “Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem”. Hoje, é professora de professoras, impactando mais de 1 milhão de pessoas.

Camila Oliveira

Mestra em Educação (UFRGS), com foco em neurociência e aprendizagem, atuou como professora na rede privada e particular em Porto Alegre (RS), e foi voluntária na Finlândia. Atualmente, é professora coordenadora das Pós-Graduações em Neurociência e Educação na Prática, Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais, e Alfabetização e Letramento.

Adriana Costa

Doutora em Educação (UFRGS), mestre em Linguística e Letras e especialista em Psicopedagogia. Atualmente, é professora em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia (PUCRS; UNILASALLE/RS) e Neurociências e Educação (ISEI/RS), e pesquisadora do Instituto do Cérebro (InsCer/PUCRS), avaliando crianças em risco para Transtornos de Aprendizagem

Cibele Romeu:

Pedagoga pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Análise do Comportamento. Desde 2013, é professora alfabetizadora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, além de atuar como Psicopedagoga Clínica, Mentora e Supervisora de Psicopedagogas.

Lourival Antunes de Oliveira Filho:

Doutor em Ciências pelo programa de Oncologia Molecular da FMUSP e biomédico com experiência em Genética Molecular. Atualmente, é coordenador da pós-graduação e professor na Universidade de Sorocaba (UNISO), lecionando Biologia, Fisiologia e Genética.

Raquel Rabelo: 

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e especialista em Psicopedagogia e Neuroeducação. Psicopedagoga clínica, assessora educacional para formação de professores da rede pública e privada (Brasil) e fundadora do Aprenda Mais – Centro de Desenvolvimento Pedagógico.

Natália Oliveira:

Professora de Educação Física e professora universitária especialista em Desenvolvimento, Aprendizagem e Controle Motor e em Psicomotricidade Clínica e Institucional. Acadêmica do 9º período de Fisioterapia.

Daiane Garcia:

Pedagoga especialista em Neuropsicopedagogia, Alfabetização e Letramento. Atualmente, faz parte da equipe pedagógica da Escola Protagonista e tem experiência em ludicidade, educação infantil e alfabetização.

Camila Miná:

Psicóloga, Mestre em Neurociências (UFRGS) e Especialista em Psicologia Organizacional . Atualmente, é Coordenadora de Recursos Humanos com experiência em Avaliação Neuropsicológica, Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e Recursos Humanos.

Bethânia Rezende:

Psicopedagoga com especialização em Educação Infantil e Metodologias Ativas. Atuou como professora e Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Superior. Atualmente, é especialista digital na área pedagógica.

Carla Silva:

Graduada em Pedagogia pela UFRGS (2017), foi professora substituta no Colégio de Aplicação/UFRGS e atualmente é professora alfabetizadora na rede pública de ensino e criadora de recursos lúdicos.

Leonardo Contri:

Doutor e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar, com estágios na Alemanha e nos EUA. Atualmente, é professor e coordenador no UFBRA e UniBTA Digital, consultor e pesquisador no UNIFESP.

O que você vai aprender

Conteúdo da Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática

Você sairá deste módulo entendendo como o cérebro retém informações, aprende e o que é esperado em cada fase do desenvolvimento humano, para adaptar suas estratégias de ensino.

  • Por que e o que todo professor deve saber sobre neurociência: Importância do conhecimento neurocientífico na prática pedagógica.
  • Bases neurofisiológicas: Como o aprendizado acontece no cérebro e os processos biológicos envolvidos.
  • Desenvolvimento humano: O que é esperado para cada faixa etária. e os impactos do desenvolvimento gestacional no aprendizado.

Após essas aulas você saberá aplicar a neurociência na educação, com domínio de estratégias e metodologias ativas para melhorar a aprendizagem e engajamento dos alunos.

  • Introdução à neuropsicologia: Fundamentos e sua aplicação na educação. Relação entre o avanço cognitivo e as estratégias de ensino.
  • Psicomotricidade: Integração entre movimentos e processos cognitivos.
  • Psicopedagogia e aprendizagem: Como vínculos afetivos influenciam o processo de ensino e métodos para criar um ambiente educacional emocionalmente seguro e favorável ao aprendizado.
  • Funções Executivas: Estratégias para melhorar a atenção, memória e flexibilidade cognitiva nos alunos, preparando-os para uma aprendizagem mais autônoma e eficiente.
  • Metodologias ativas e tecnologias: Aplicação de metodologias e da tecnologia para para engajar os alunos e otimizar a aprendizagem. Práticas inovadoras para a participação ativa dos estudantes no processo educativo.

Após este módulo, você será capaz de identificar sinais precoces e aplicar práticas pedagógicas inclusivas, compreendendo as dificuldades e transtornos de aprendizagem, como TDAH e autismo, e as estratégias mais eficazes para apoiar esses alunos.

  • Dificuldades x Transtornos de aprendizagem: Diferencie dificuldades específicas de aprendizagem e transtornos neurológicos, sabendo  identificar e apoiar alunos com essas condições no ambiente educacional.
  • Transtornos de aprendizagem – fundamentos e didática: Aspectos neurobiológicos e estratégias pedagógicas para desenvolver alunos com transtornos de aprendizagem, como dislexia e discalculia.
  • Transtornos do neurodesenvolvimento – fundamentos e didática: Aspectos neurobiológicos e práticas educacionais para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH e autismo.

Chegamos na fase mais prática da especialização! Você sairá deste módulo sabendo aplicar neurociência em sala de aula, como o cérebro processa leitura, escrita e matemática, e como planejar atividades que facilitem a aprendizagem.

  • Como o cérebro aprende a ler e escrever – intervenções práticas: estratégias eficazes baseadas na neurociência para ensinar habilidades de leitura e escrita, considerando as diferentes etapas do desenvolvimento infantil.
  • Como o cérebro aprende matemática: estratégias para facilitar a compreensão e o raciocínio matemático dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
  • Cada criança tem seu tempo? Relações entre neurociência, planejamento e currículo com ênfase na BNCC. Como personalizar o ensino para atender às necessidades individuais e respeitando ritmos de aprendizagem.
  • Organização de recursos didáticos que facilitam a aprendizagem: Criação e utilização de recursos que potencializam e aceleram o aprendizado, alinhada aos princípios da neurociência educacional.
  • Gestão de sala de aula na perspectiva da neurociência: Crie um ambiente de aprendizagem que promova o desenvolvimento integral dos alunos, incluindo aspectos como a regulação emocional e a promoção de um clima colaborativo.

Agora você é uma especialista em neurociência aplicada à educação! Com este módulo estará pronta para o mercado e para a academia, caso queira fazer Mestrado ou Doutorado e continuar se especializando.

  • Introdução e Conceitos: Fundamentos da metodologia científica aplicada à educação.
  • Enfoques quantitativo e qualitativo da pesquisa científica: Métodos de pesquisa e suas aplicações.
  • Etapas do processo de pesquisa: Planejamento, execução e análise de pesquisas científicas.
  • Estruturação e normatização de trabalhos acadêmicos: Normas e formatos para a produção acadêmica.
  • Propósito e publicação de um trabalho científico: Objetivos e processos para a publicação de pesquisas.
  • Avaliação de Metodologia Científica: Critérios e processos para avaliar pesquisas científicas.

COMECE HOJE E TORNE-SE ESPECIALISTA EM NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO AINDA EM 2024

INÍCIO IMEDIATO

Aula inaugural dia 05/08, às 20h. + Conteúdos e materiais disponíveis 24h por dia para você durante 1 ano.

AULAS AO VIVO

Toda segunda-feira, de agosto a dezembro de 2024, a partir de 19/08. A gravação é disponibilizada após a aula.

CARGA HORÁRIA

400h/aula certificadas pelo MEC a partir de 4 meses de conclusão. Sem TCC.

Matricule-se agora e ganhe

Bônus Exclusivos e Condições Especiais limitadas de Lançamento

Quanto vale ser uma especialista em neurociência aplicada à educação, com resultados visíveis em suas práticas e no desenvolvimento de seus estudantes?

PARA INSCRITOS  HOJE

  • Isenção de taxa de matrícula;
  • Todos os bônus desta turma;
  • Acesso imediato;
  • Certificado de Pós-Graduação de 400h reconhecido pelo MEC;

INVESTIMENTO NA SUA CARREIRA

Investimento com cartão de crédito (use até dois cartões), Pix ou boleto bancário à vista.

OFERTA ESPECIAL

Somos a Escola Protagonista, uma plataforma de formação continuada para educadores.

Por meio de cursos certificados e especializações reconhecidas pelo MEC, formamos mais de 37 mil professores que, juntos, já impactaram mais de meio milhão de estudantes.

Essa é nossa contribuição para diminuir as falhas na formação pedagógica de professores no Brasil.

Agora, nossa missão é ajudar a preencher uma nova lacuna que tem atrapalhado esses educadores a atingirem seus objetivos em sala de aula:

A Pós-Graduação em Neurociência e Educação na Prática vai te ajudar exatamente nisso, fornecendo ferramentas e estratégias para aplicar imediatamente em suas aulas.

Conte conosco para aprimorar sua prática pedagógica e se destacar num mercado educacional sedento por novos profissionais que resolvam esses dilemas. 

Inscreva-se agora e para se tornar a especialista em neurociência aplicada à educação que todas as escolas precisam.

Veja os resultados de profissionais que já passaram pela Escola Protagonista

A Escola Protagonista é uma Instituição especializada na oferta de cursos de pós-graduação a distância (EAD) e tem um Acordo de Cooperação Técnico-Científica com a Faculdade Focus. A Faculdade Focus é responsável pelo desenvolvimento do Projeto Pedagógico e pelas ações acadêmicas com os alunos.

F.A.Q

As aulas ao vivo começam em 19/08 e ocorrem às segundas-feiras. Mas entrando hoje, você já terá acesso a conteúdos dentro da plataforma.

Fique tranquila, as gravações serão disponibilizadas na plataforma após cada aula. Você pode assistir quando quiser.

Não, você passará por avaliações a cada conclusão de módulo. Conforme resolução do MEC (2018), o TCC não é obrigatório para obtenção do título de especialista. 

O certificado de 400h/aula reconhecido pelo MEC é emitido quando você finaliza todos os módulos. As aulas ao vivo vão até o início de dezembro. A partir desta data, se você tiver concluído todos os módulos, já pode solicitar seu certificado.

Sim, oferecemos a opção de parcelamento em até 12x. Se precisar de ajuda nesta parte, clique aqui e fale conosco no WhatsApp.

Sim, o curso é reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional.

A especialização pode ser feita por quem possui graduação superior completa, e é destinada a professores, pedagogos, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da área de educação e saúde, além de pais e interessados nos processos cognitivos e neurocientíficos relacionados à aprendizagem.

© 2024 – Todos os direitos reservados. Promovido pela EP – Escola Protagonista.